segunda-feira, 31 de maio de 2010

O som do coração

Ficha técnica:
título original: August Rush
gênero: Drama
duração: 01 hs 40 min
ano de lançamento: 2007
estúdio: CJ Entertainment / Southpaw Entertainment / Odyssey Entertainment
distribuidora:Warner Bros. Pictures
direção: Kirsten Sheridan
roteiro: Nick Castle e James V. Hart, baseado em estória de Paul Castro e Nick Castle
produção: Richard Barton Lewis
música: Mark Mancina
fotografia: John Mathieson
direção de arte: Mario Ventenilla
figurino: Frank L. Fleming
edição: William Steinkamp
efeitos especiais: Invisible Pictures



Sinopse:
August Rush (Freddie Highmore) é resultado de um encontro casual entre um guitarrista e uma violoncelista. Crescido em orfanato e dotado de um dom musical impressionante, ele se apresenta nas ruas de Nova York ao lado do divertido Wizard (Robin Williams). Contando apenas com seu talento musical, August decide usá-lo para tentar reencontrar seus pais.

Elenco:
Freddie Highmore (August Rush)
Keri Russell (Lyla Novacek)
Robin Williams (Wizard)
Leon G. Thomas III (Arthur)
Terrence Howard (Richard Jeffries)
Jamia Simone Nash (Hope)
William Sadler (Thomas)
Alex O'Loughlin (Marshall)
Aaron Staton (Nick)
Jamie O'Keefe (Steve)
Jonathan Rhys Meyers (Louis Connelly)

Nosso parecer: Na versão DVD há ainda as cenas excluídas. E nisso ficamos torcendo para ver se o diretor ao menos rodou a cena do reencontro dos pais com o filho, assim da maneira que estamos habituados a ver: com direito a lágrimas, beijinhos, etc. E o material que não foi aproveitado realmente não era de importância. O filme ainda recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Canção Original por "Raise It Up". E para compor o personagem Wizard, Robin Williams disse ter se inspirado no cantor Bono do U2.

Como todo filme que se preze tem algumas pequenas falhas, como a barriga falsa da atriz Keri Russel, quando aparece sentada em um banco de praça evidencia-se muito bem, pois uma verdadeira não fica parecendo uma almofada mal colocada debaixo da roupa (pois foi o que pareceu ser).
August Rush é um filme com uma linda história de amor, fé e superação. Ele não tem o romance como tema central, mas a música. Principalmente o estranho mundo dos músicos, este universo tão privilegiado e delegado a poucos neste mundo. O menino de orfanato interpretado por Freddie Highmore tem uma estranha fé de encontrar seus pais verdadeiros, intui sobre o que tem dentro de si (o dom musical) a chave de todo o mistério.
E sobre o amor? Simples. O sentimento do amor, este sentimento tão doce e cheio de ternura é muito bem exposto no dia em que os pais de Evan se conhecem. Jovens músicos de estilos musicais diferentes, mas que se conectam fortemente por um sentimento mais forte que os desencontros da vida e mais forte que o tempo. Também o amor os conduz e o amor os trazem de volta. Uma bela história. Um ensinamento sobre o amor, a simplicidade de um sentimento, a pureza, a doçura e a ternura, coisas raras neste mundo.


Nota: ****

terça-feira, 11 de maio de 2010

Lisbela e o Prisioneiro

Ficha técnica:
título original: Lisbela e o Prisioneiro
gênero:Comédia Romântica
duração:01 hs 50 min
ano de lançamento:2003
estúdio:Natasha Filmes / Fox Film do Brasil / Globo Filmes / Estúdios Mega
distribuidora:Fox Film do Brasil
direção: Guel Arraes
roteiro:Guel Arraes, Jorge Furtado e Pedro Cardoso, baseado em peça teatral de Osman Lins
produção:Paula Lavigne
música:João Falcão e André Moraes
fotografia:Uli Burtin
direção de arte:Cláudio Amaral Peixoto
figurino:Emília Duncan

sinopse: Lisbela (Débora Falabella) é uma moça que adora ir ao cinema e vive sonhando com os galãs de Hollywood dos filmes que assiste. Leléu (Selton Mello) é um malandro conquistador, que em meio a uma de suas muitas aventuras chega à cidade de Lisbela. Após se conhecerem eles logo se apaixonam, mas há um problema: Lisbela está noiva. Em meio às dúvidas e aos problemas familiares que a nova paixão desperta, há ainda a presença de um matador (Marco Nanini) que está atrás de Leléu, devido a ele ter se envolvido com sua esposa (Virginia Cavendish).

Elenco:
Selton Mello (Leléu)
Débora Falabella (Lisbela)
Virginia Cavendish (Inaura)
Bruno Garcia (Douglas)
Tadeu Mello (Cabo Citonho)
André Mattos (Tenente Guedes)
Lívia Falcão (Francisquinha)
Marco Nanini (Frederico Evandro)
Paula Lavigne (Monga)
Aramis Trindade (Jurado)




Nosso parecer: Lisbela e o Prisioneiro é um desses filmes brasileiros que a gente não se cansa nunca de ver e rever. Vale muito à pena ter o DVD e assisitir a hora que quiser. O filme tem tudo, adrenalina, emoção, romance e humor. O elenco é de atores de primeirísima linha. Há cenas divertidíssimas e o riso é garantido com Marco Nanini, Tadeu Mello (principalmente), Bruno Garcia (com aquele sotaque de falso carioca) e Selton Mello, que faz o papel de um malandro sedutor e pícaro. Também é divertido ver a mineira Débora Falabela com aquele falso sotaque nordestino adquirido em aulas de "Prosódia".
Nota: *****

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails