quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

The Edukators


Ficha técnica
Título Original: Die Fetten Jahre Sind Vorbei
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 126 minutos
Ano de Lançamento (Alemanha): 2004
Direção: Hans Weingartner

Elenco
Daniel Brühl, Julia Jentsch, Stipe Erceg, Burghart Klaußner, Peer Martiny, Petra Zieser, Laura Schmidt, Sebastian Butz, Oliver Bröcker, Knut Berger, Hanns Zischler, Claudio Caiolo, Bernhard Bettermann, Sylvia Haider, Claudia Jakobshagen

Sinopse
Jan (Daniel Brühl) e Peter (Stipe Erceg)são dois jovens que gastam suas noites pregando peças aos ricos, invandindo suas casas quando estão desocupadas e desarrumando tudo. Sempre deixando um recado identificando o grupo como Os educadores. Tudo começa a ficar estranho quando Peter vai viajar e deixa Jan fazendo companhia a sua namorada Jule (Julia Jentsch. Os dois acabam se envolvendo e Jan leva ela para uma das casas que ele invade.

Meu Parecer
Olha só, eu iria ficar dois dias e meio contando a história desse filme, porque o roteiro é muuuuuuito grande e não dá pra resumir numas poucas frases. A Jule, coitada, é a personagem mais sofrida, porque ela bateu o seu carro pobre em um carro de um rico miserável (e que eles irão sequestrar) e trabalha unicamente para pagar isso. E para piorar ela trabalha numa profissão que é uma das mais chatas pra quem detesta gente rica: garçonete. Se euzinha fosse a Jule, não ia fazer questão nenhuma de evitar meu ódio por eles. O de Jule aparece, ainda um pouco contido, quando ela risca o carrinho lindo e chique de um cliente filha da p., ou quando ela escolhe vinhos jogando os que não lhe interessem no chão. A Jule é o retrato vivo do que eles (os homi de grana) podem fazer com a gente (pobrinhos).
O Jan... no que ele trabalha mesmo? E o Peter, como ganha o dinheiro para comprar tantos equipamentos para invadir as casas? To sendo chata, mas eu fico me questionando essas coisas. Minha cabeça segue uma certa ordem lógica, e quando não encontro, não fico tentando justificar. Invadindo e bagunçando as coisas alheias, eu senti uma vibe meio... não sei se me atrevo a dizer... invejosa? Será que percebi isso? Tá, me calo. Mas é que eu sou meio desconfiada com essas paradas revolucionárias, porque acredito que todo mundo só quer mesmo dinheiro, nem que seja para dar para os outros. Não era dinheiro que eles queriam que o carinha sequestrado desse para os pobres?
Enfim, mas saindo dessas questões, é um filme bom. Não se guiem por minhas teorias almofadinhas, e assistam com gosto. Os atores estão espetaculares.

Nota: ****

2 comentários:

Anônimo disse...

aff, vc nem devia gostar do Daniel. Que comentário mas horrivel sobre o filme! Vc que deve ser mega chata!

Nani disse...

KKkkkkkk ahh tô gostando muito das suas críticas! Já assisti o filme, e sou fã do Daniel. Achei interessante a trama leve e ao mesmo tempo cheia de significado!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails