terça-feira, 9 de dezembro de 2008

A história de James Dean


Ficha técnica
Título original: James Dean
Direção:Mark Rydell
Ano/país: 2001/EUA
Gênero: biografia

Elenco:
James Franco ... James Dean / Narrator
Michael Moriarty ... Winton Dean
Valentina Cervi ... Pier Angeli
Enrico Colantoni ... Elia Kazan
Edward Herrmann ... Raymond Massey
Joanne Linville ... Hedda Hopper
John Pleshette ... Billy Rose
Barry Primus ... Nicholas Ray
David Proval ... Daniel Mann

Sinopse
O filme conta os últimos anos da vida do ator James Dean.

Meu parecer
O filme faz um paralelo entre os personagens do James Dean e a sua própria vida, algo que é um pouco perigoso, pois idealiza o que realmente aconteceu do mito. O diretor parece muito ciente quanto a isso colocando uma frase totalmente sem noção e ineficácia, dizendo que o filme foi baseado em fatos reais e "suposições respeitosas". Bem, creio que ele falava da questão colocada quanto a rejeição do pai do Jimmy por ele, e que o diretor deduz ser por causa de sua paternidade não ser provada. Pelo que eu sei da história do Dean, e pela sua cara que é igual a do pai (gente, igual), isso nunca foi questionado. O nome do carro assassino, Pequeno bastardo, segundo o diretor seria uma prova do que ele coloca sobre a parternidade. Não sei... poderia também ser uma homenagem ao filho da Pier Angeli...
Senti um pouco a falta do romance entre ele e Pier Angeli, aqui mostrada apenas como uma menina mimada que só pensava em casar e casar e casar. Uma chata. Não creio que ela deva ter sido assim.
Enfim, de qualquer maneira, tomei um susto ao ver o James Franco no papel principal. Ele está muito parecido com o James Dean, ligeiramente caricato na composição dos cabelos e tudo, mas mesmo assim está bem. Se eu não fosse já apaixonada pelo James Dean, teria me apaixonado loucamente, porque ele era um doce vilãozinho. Não se pode exigir demais em filmes biográficos, eu já tinha dito isso antes. Curto, com trilha sonora precária (só uma música, que se repete por todo o filme), um bom entretenimento.

Nota: ***

7 comentários:

M. disse...

Eu gostei muito do filme! Realmente de biografias, há coisas interessantes a serem exploradas com mais atenção. James Franco mais uma vez perfeito.

Rogério Potter disse...

Quero muito ver esse filme mas nunca vi passando na TNT, nem em locadoras. Sabe de algum lugar que tenha disponível para baixar? Obrigado.

Carla Marinho disse...

olá rogerio, achei um link pra baixar:
http://www.picktorrent.com/download/a7/3267313/james.dean[mark.rydell.2002]dvdrip.by.hammett/

creio que tenho a legenda em pt.

Priscila disse...

Carla, você poderia me passar o link da legenda? Por favor =D

Mario disse...

Tambem gostaria da legenda.

Tharsis disse...

Por favor, pelo amor de Deus: A LEGEEEEENDA! :B

FONTANA IIIº disse...

legenda querida

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails