terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O outro lado da nobreza



Ficha

(Restoration, 1995)

» Direção: Michael Hoffman
» Roteiro: Rose Tremain (romance), Rupert Walters (roteiro)
» Gênero: Drama
» Origem: Estados Unidos/Reino Unido
» Duração: 117 minutos
» Tipo: Longa-metragem

Elenco

Robert Downey Jr. ... Robert Merivel
Sam Neill ... King Charles II
David Thewlis ... John Pearce
Polly Walker ... Celia Clemence
Meg Ryan ... Katharine
Ian McKellen ... Will Gates
Hugh Grant ... Elias Finn
Ian McDiarmid ... Ambrose
Mary MacLeod ... Midwife
Mark Letheren ... Daniel
Sandy McDade ... Hannah
Rosalind Bennett ... Eleanor

Sinopse

» Sinopse: Inglaterra, 1660. Carlos II sobe ao trono após os anos de terror do governo de Oliver Cromwell. É nesse cenário da Restauração que jovem estudante de medicina experimenta guinada radical em sua vida e seus amores ao ser convidado para fazer parte da corte.

Meu Parecer

Um dos filmes mais esquecidos de Robert Downey Jr. Ele é um médico fanfarrão, que divide seu tempo entre jogos e mulheres. Sua grande oportunidade vem quando o Rei chama-o para ser o médico de seus... cachorrinhos. Pronto. Anos de estudo jogados fora, mas por uma boa causa: ele ganhará bem, viverá na corte e terá mulheres e mais mulheres. O filme dá uma reviravolta quando ele sai do céu para o inferno, com a rejeição do rei (Robert tentou também tomar-lhe a amante). Aí é que começa o filme. Na metade. Até esse momento a gente não sabe o que está fazendo na frente da tela. Ele descobre que realmente é um médico, e passa a aplicar seus métodos na cura de doentes mentais e a peste.
O filme chega a ser ligeiramente enfadonho, já que só começa realmente pela metade. Creio que a primeira parte poderia muito bem ser resumida em 10 minutinhos. Mas nada que tire o brilho de Robert Downey Jr., aqui, ainda uma jovem promessa que havia perdido o Oscar por sua bela atuação como Chaplin.
Eu ficava a rever esse filme e imaginar como as pessoas desconheciam esse ator tão magnífico. E como ele havia se entregado às drogas tão lascivamente a ponto de se perder. Fico satisfeita (e como) ao verificar que quase quinze anos depois deste aqui, ele seja considerado um dos melhores atores vivos de nossa geração.


Nota: ****

2 comentários:

História é Pop! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
História é Pop! disse...

Carla,
Este é simplesmente meu filme predileto. Uma história fascinante sobre o médico Merivel e suas paixões, medos, traumas, frustrações e vitórias. Acho que já perdi as vezes que o exibi em sala de aula. Talvez por ser uma película que aborde com detalhes alguns momentos específicos da história inglesa se torne enfadonho para maior parte das pessoas – coisa que para mim não o é.
Realmente é um filme praticamente esquecido de Robert Downey Jr, já o procurei em muitas locadoras e não encontrava. Minha solução foi comprar o filme para exibir em nas escolas.
Obs: vale destacar que a película possui um time de atores de primeira linhas: Meg Ryan, Hugh Grant, Sam Neill....

bjao

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails