terça-feira, 14 de abril de 2009

Espanglês


Ficha Técnica
Título Original: Spanglish
Direção: James L. Brooks
Roteiro: James L. Brooks
Produção: Julie Ansell, James L. Brooks e Richard Sakai
Música: Hans Zimmer
Fotografia: John Seale
Desenho de Produção: Ida Random
Direção de Arte: Tom Reta
Figurino: Louise Mingenbach
Edição: Richard Marks


Elenco
Adam Sandler (John Clasky)
Téa Leoni (Deborah Clasky)
Paz Vega (Flor Moreno)
Cloris Leachman (Evelyn Norwich)
Shelbie Bruce (Cristina)
Sarah Steele (Bernice)
Ian Hyland (Georgie)
Victoria Luna (Cristina - 6 anos)
Cecilia Suárez (Monica)
Ricardo Molina (Marido de Flor)
Brenda Canela (Luz)
Phil Rosenthal (Pietro)
Angela Goethals (Gwen)
Thomas Haden Church (Mike)
Freddy Soto (Manuel)


Sinopse
Flor (Paz Vega) é uma bela mexicana, que possui uma filha de 12 anos (Shelbie Bruce). Ela vai trabalhar como empregada doméstica na casa dos Clasky, uma influente família de Los Angeles. Temendo sua adaptação à cultura americana, Flor se surpreende com a forma receptiva com a qual é tratada pelos Clasky.

Meu parecer
Sinceramente, deve haver alguma cláusula em filmes americanos, dizendo que qualquer ator que não for nativo nunca terá o nome encabeçando o elenco, porque o filme É da Paz Vega, e seu nome no casting é somente o terceiro. Enfim, coisa de americanos que se acham sempre superiores. Fora a lição de moral de que CADA um deve ficar no seu CADA qual. Enfim: não misturar culturas para que não se prejudiquem futuramente.
O casal Vega e Sandler não funciona porque nada nem ninguém jamais em toda a história do cinema antigo, atual e posterios à minha morte irá combinar com ele. Não que ele seja um ator ruim, claro que não. Ele é péssimo, mas é bom no que faz. Mas possui aquela assexualidade incomum que nem mesmo o Buster Keaton possuía, e que deixa meio sem sentido histórias dele romanticas. Ele sempre ficará melhor fazendo cara de bocó. Sempre.
A história? Enfadonha e cansativa. Não vale o intervalo comercial. Fuja.

Nota: *

2 comentários:

Sônia disse...

Tudo bem, Carla

Eu vi o filme e sinceramente gostei. Não é que o filme tenha um roteiro espetacular ou nada parecido. Trata-se de uma imigrante ( Paz vegas) mexicana que chega aos Estados Unidos para tentar ter uma vida melhor. E sem saber falar uma palavra em Inglês. Ela então passa a trabalhar como empregada doméstica na casa de uma típica família americana. Só que a personagem da Paz Vegas no filme ainda tem que criar uma filha que fica fascinada com o estilo de vida da família em que ela trabalha ( Já que a família acolhe a filha da Paz vegas como se fosse um membro da família). Isto cria um mal estar e leva a uma reflexão em Flor ( Paz vegas) sobre criar sua filha de acordo com sua própria realidade ( A vida da Flor não é nada fácil) ou deixar que esta nova família possibilite um estilo de vida que Flor demoraria a dar a filha. Realmente, o filme peca por dar mais destaque a Adam Sandler do que a Paz Vegas ( Já que ela domina com sua personagem todo o filme). Uma grande Injustiça que o cinema americano ainda insiste em cometer. Não considero Adam um bom ator... ele é para mim um meio termo ( nem bom... nem ruim demais). Um filme sem grandes surpresas que vale a pena conferir !
Carla. A Nazaré tá pedindo pra vc comentar o filme que ela pediu "Juno". Vi o filme e achei super interessante. Parabéns pelo blog!

M. disse...

Realmente, concordo com o que você escreveu Carla e assino embaixo!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails